sexta-feira, maio 30, 2008

Viva la obviedad

Duas músicas do novo álbum do Coldplay já estão na internet. Uma por vontade do próprio grupo, que disponibilizou o novo single, intitulado Violet Hill, para download em seu site. Quanto à outra, eu não sei, já que ela simplesmente chegou ao meu e-mail com a indicação: "Pode desmaiar, Mar". Bem, eu não desmaiei, embora tenha gostado da canção, que possui o rickymartiniano título de "Viva la Vida".

Essa expressão, aliás, também consta no nome do novo álbum, o "Viva la Vida or Death and all his Friends". Confesso que quando eu a ouvi, senti um frio da espinha. Sim, era medo. Medo da possibilidade de Chris Martin ter exagerado demais no bom-mocismo e composto algo excessivamente feliz, otimista e que beirasse à auto-ajuda. Sei lá, tipo Ricky Martin mesmo... Não que dar um pasito pra frente ajude alguém, mas enfim.

O fato é que, nessas duas faixas, o Coldplay continua o Coldplay. Ou seja, uma banda politicamente correta que produz melodias belas e melosas, marcadas por pianos melancólicos e guitarras comportadas aqui e acolá. É aí que, com um certo sentimento de culpa por ainda gostar de uma banda assim e pressentindo severas críticas a esse novo álbum, eu me pergunto: o que há de mal nisso? Sim: o que há de errado com o fato de o Coldplay continuar sendo o Coldplay?

Talvez por nunca ter esperado algo muito grandioso ou genial da banda eu não vejo problema nenhum nisso. Parece claro para mim, desde os primeiros álbuns, que o Coldplay dificilmente seria um novo Radiohead, capaz de compor discos como o "Ok Computer" ou o "Kid A". Na minha opinião, a banda sempre esteve, guardadas as proporções, mais para um U2, até pelo viés "anos 80" e pelo engajamento político um tanto oportunista. E, sendo assim, não vejo mal em esperar do grupo de Chris Martin boas, porém óbvias, canções pop, como esta:



Ainda pensando nisso, o que eu acho mais engraçado é que, enquanto muita gente critica o fato de o Coldplay ainda ser o Coldplay, outras não aceitam o fato de o Radiohead ter deixado de ser o Radiohead (do "The Bends"). Curioso, não? E eu sigo gostando das duas bandas, aceitando a obviedade de uma e me surpreendendo com a outra. E, é claro, dando, sempre, um pasito para frente em louvor ao Ricky. Aliás, ele e Chris Martin seriam parentes?

 

Comments:
Depois de ler a Folha de hoje, descobri que talvez esse post tenha ficado atrasado.
 
Bom, eu não li a Folha, mas achei muito bom o seu post Mar. Incluisive a questão do parentesco!
Meu irmão, que adora Coldplay, me apresentou essas duas músicas. Até que gostei do Violet Hill - mas a outra é alegre demais para mim =) Sério, só de ver o título já deu pra fazer careta.

Beijos

 
oi,Marcela!
é a Regina da lista rss - leio o blog da sua prima, a Julia, a conheço inclusive.
Bem, sabe que lendo o seu post eu concordo com o que você disse: realmente o coldplay sempre foi uma banda, digamos,estável no que se propôs... será q eu é q sou muito instável? rss
beijos!

 
Postar um comentário



<< Home